domingo, 18 de novembro de 2012

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson



N° de páginas: 272
Capa do Livro: 4/5
Livro: 3/5



"Estou estável o suficiente para ficar em casa por enquanto. Todos dizem que estou estável.
Eu falhei ao não conseguir comer, nem tomar nada, e ao não conseguir me impedir de me cortar em retalhos. Falhei na amizade. Falhei na relação com minha irmã e também como filha. Falhei em relação a espelhos, balanças e telefonemas. Ainda bem que estou estável."

Eu deveria ter feito essa resenha no dia em que eu li o livro, aliás, todas as minhas resenhas deveriam sair no dia do término da leitura, pois dessa forma, eu conseguiria escrever com mais facilidade sobre o que eu senti no decorrer da história. Infelizmente, as coisas não funcionam dessa forma, mas posso dizer com toda a certeza: Que agoniante!

Lia tem distúrbios alimentares e 33 chamadas não atendidas de sua amiga morta no celular: Cassie. Elas se conhecem desde crianças, mas uma aposta de início inofensiva, se transformou num enorme pesadelo. Lia tem a chance de escapar, mas, a pergunta é: Ela deseja escapar?

Essa foi uma sinopse mega resumida, mas que na minha opinião, já revela bastante sobre o enredo. Eu gostei do livro, apesar de achar que Laurie não é uma super escritora, porém, Garotas de Vidro tem potencial, é comovente e bastante reflexivo. Fico me perguntando se o intuito é que ele fosse além disso, perturbador. 

Como fuga de seus problemas, Lia se autoflagela em locais difíceis de ver as marcas e esse foi um dos momentos em que eu fiquei realmente nervosa com a narrativa da protagonista, pois as feridas se abriam, isso era enfatizado, descrito e eu pensava seriamente em parar de ler. (Já contei que sangue, cortes, ossos ou qualquer coisa relacionada ao corpo me deixam muito agoniada? Sim, eu jamais poderia fazer medicina.)

Lia é triste, paranoica e tem muitas alucinações. Um dos pontos positivos da autora foi saber passar aos leitores o quanto a protagonista está confusa e perdida com a sua doença, quanto ao que aconteceu com Cassie e também sobre sua relação com a família. 

A contagem de calorias, a dor de ser cortar, o frio, o medo, a culpa, as constantes alucinações com Cassie e a fome, são os grandes inimigos de Lia, mas acima de tudo, o fato de não acreditar que precisa de ajuda e a descrença na doença, é o que pode de fato matá-la.

Dei três estrelas para Garotas de Vidro porque foi uma história, para mim, muito difícil de se ler. A protagonista sofre muito e vê-la passando fome, rejeitando bolinhos, mesmo que quisesse devorá-los, cortando a pele próxima às costelas, a narração desse fato, nossa, eu fiquei realmente enjoada. Creio que histórias desse gênero não sejam o meu forte.

Apesar da dificuldade de prosseguir com a leitura, de não considerar a escrita da autora uma das melhores que já vi e sofrer junto com a Lia e sua narrativa dura, o livro traz um tema muito interessante e um final que vale a pena conferir. 

Três estrelas, pois é um bom livro.

6 comentários:

  1. Uma moça que gosta de livros.
    De certo modo gosto disto, me lembra muito lisel meninger, era sempre tao perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Ler é bom demaais *.*
    Queria ter mais tempo pra ler todos os livros que eu quero. rs
    Ahhhh, eu nunca li A garota que roubava livros, mas é um dos que estão no topo da minha lista.

    Bjss Lucas o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me esplicar algo? sobre o que escreveu.
      ---- Capa do Livro: 4/5 ----
      ---- Livro: 3/5 ----
      o que significa 4/5 e 3/5?
      perdoe-me o incomodo...

      Excluir
    2. Aiiii, eu seeempre achei que esse jeito de dar as notas realmente fosse um pouco confuso, irei consertar na próxima vez. rs Olha, 4/5 e 3/5 são as notas para a capa do livro e o livro em si. Por exemplo, o livro, na minha opinião, valeu 3 de 5 estrelas. Entendeu?
      Que nada, incomodo algum. É que ficou confuso mesmo.

      Excluir
  3. uma dica...
    se for notas coloca de 0 a 10, ai todos entendem.
    se vc colocar de 0 a 5 as pessoas entendem isso como medidas de comprimento ou como formato.
    to procurando esse livro ai, quero lelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darei um jeito nisso. rs Obg pela dica, Lucas.

      Excluir