sexta-feira, 9 de março de 2012

Resenha: Radiante, da autora Alyson Noël


N° de páginas: 174
Capa do livro: 5/5
Livro: 4/5


"O mais importante, porém, é que pela primeira vez em muito tempo eu poderia ser alguém importante. Pela primeira vez em muito tempo eu não precisaria viver por meio das experiências de outra pessoa. Não quando claramente era hora de começar a reivindicar minha próprias."

"Seus olhos flamejantes e a boca sangrenta chegavam cada vez mais perto, enquanto um emaranhado de cobras caía em minha cadeira, fazendo com que me encolhesse e me apertasse contra o encosto o máximo que podia, desejando poder gritar, achar um jeito de pedir ajuda, mas ciente de que ao fazer isso eu apenas daria acesso àqueles instrumentos terríveis. Pressionei o corpo contra as grossas faixas de lona, lutando contra elas com toda a minha força. Mas não adiantou.
Ele já havia vencido
Eu estava prestes a entrar para a lista dos Apanhadores de Almas que vieram antes de mim e fracassaram."

Sinopse: "Algum tempo após o acidente de carro que a matou, Riley Bloom deixou a irmã, Ever, no mundo que conhecemos e atravessou a ponte da vida após a morte até um lugar chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora. Riley reencontrou os pais, também vítimas do desastre, e Buttercup, o cão da família. Todos estavam se adaptando a uma morte boa e tranquila, até que ela foi chamada perante o Conselho e um segredo lhe foi revelado: a pós-vida não significa simplesmente uma eternidade de lazer. Riley tem tarefas a realizar. Ela é designada como Apanhadora de Almas, é Bodhi, um garoto diferente, que ela não consegue decifrar muito bem, é seu guia. Riley, Bodhi e Buttercup voltam à Terra para sua primeira tarefa: fazer o Menino Radiante, que há anos assombra um castelo na Inglaterra, atravessar a ponte. Muitos Apanhadores de Almas já tentaram convencê-lo e não obtiveram sucesso. Mas isso foi antes que o menino conhecesse Riley..."

O que eu sei sobre Riley Bloom?
1. Ela era uma das personagens da série Os Imortais
2. Ela "movimentava" a história (ao menos foi o que disseram em uma resenha que li).
3. Ela é uma garota super pentelha que vivia perturbando a vida de sua irmã, Ever.
Procurava ser como sua irmã, imaginando que se espelhando nela, seria tão especial quanto. Só não percebia o quanto isso era irritante.

Digamos que eu comecei a ler Radiante totalmente "crua" em relação ao perfil da personagem. Sinceramente? Isso não me atrapalhou em nada. Talvez eu tenha deixado passar alguns detalhes, e talvez isso tenha sido bom, pois muitas pessoas reclamaram sobre como Riley estava "rabugenta" em sua série, diferente da Riley feliz e de humor sagaz da série Os Imortais.

Gente, a menina morreu. Como ela vai ficar alegre e contente quando milhões de dúvidas passam por sua cabeça? E pior, quando ninguém realmente diz o que ela deveria fazer e simplesmente jogam a dica no ar para que ela decifre? Tem coisa mais irritante do que "na hora certa você vai entender"? Não rs.

Em Aqui&Agora as coisas funcionam dessa maneira e Riley fica extremamente irritada em determinadas situações. Concordo que ela é rabugenta, mas não a crucifico por isso. A questão é: eu adorei a história.

Desde que vi a capa do livro fiquei apaixonada por ele (sim, sou dessas), mas ficava enrolando por ele ser uma série, até que decidi que deveria arriscar e... não me arrependo.

Não vou dizer que a história é bonitinha e fofa como aparenta ser, se julgarmos apenas pela capa, porque estaria mentindo (e não sou dessas) rs. Eu estranhei um pouco a personalidade de Riley, já que ela é uma menininha de doze anos e às vezes é muito dura com as pessoas. Mas lembram que resolvi não julgar esse comportamento dela? Estou confiando que no próximo livro isso melhore. Apenas quando Riley fazia umas comparações citando suas bandas ou atores preferidos que eu lembrava que a história estava sendo narrada por uma garotinha e até achava engraçado.

A autora soube abordar o assunto direitinho, sem nada chocante ou assustador, é um infanto-juvenil interessante, de leitura leve. Quer dizer, há uma surpresa no livro, ou talvez eu tenha sido pega desprevenida, que eu fiquei muito "caramba, por essa eu não esperava". Lá pro finalzinho.

Agora.. quanto a relação de Riley com Bodhi...minha gente, não faço ideia do que esperar. Romance? Talvez. Apenas uma amizade colorida? Provavelmente. Bem, vamos ver o que Luminoso nos aguarda.

Falando um pouco sobre Bodhi, ele é o guia com "cara de bobão" de Riley, é extremamente sério e possui um péssimo gosto para se vestir. Está sempre perdendo a paciência com a menina, por ela não ser do tipo que respeita seus superiores e isso o tira do sério. Mas ao decorrer da história e com o motivo de sua "máscara" ser desvendado, notamos um garoto de catorze anos quase normal. Uhum, ele é bem novinho. Comentei que ele arrasa no skate? Parece que a Riley gosta disso rs. Ok. Vocês estão certos, eu estou torcendo para ter romance sim. Não sou de ferro.

Bem, o motivo das 4 estrelas é simples, a autora não viaja no que nos espera no pós vida, é algo aceitável. E querem saber a verdade? Torna a forma como imaginamos a nossa partida do plano físico menos assustadora, devido a forma suave como é descrita a passagem de Riley para Aqui&Agora.

Para quem acredita que a vida é mais do que vivemos aqui, Radiante é uma boa escolha.

Beijos,fofíssimos.

2 comentários:

  1. Fez muito bem em não ler Os Imortais e ir logo para a série da Riley.
    Ainda não li a série da Riley, mas dizem que é MUITO melhor que Os Imortais. É isso que me incentiva a ler. (:

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ruim mesmo? O que a autora fez que deu tão errado? rs. Como eu disse na resenha, eu adorei a série da Riley, mas muitas pessoas criticaram. Bem, eu acredito que valha a pena conferir ^^
      Tenho certeza que você vai achar que ela reclama muito, mas é totalmente compreensível e a narrativa dela é boa. Ah, eu recomendo kkkkk

      Bjs Luara, obg pelo comentário *-*

      Excluir