domingo, 12 de fevereiro de 2012

Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare


N° de páginas: 459
Capa do Livro: 3/5
Livro: 4/5

" Ele sabia quem era antes de abrir a porta. Talvez Simon tivesse conseguido se transformar em um rato outra vez. Dessa vez, ele podia continuar um maldito rato pelo resto da vida, porque ele, Jace Wayland, não ia fazer nada a respeito.
Ela trazia o caderno de desenho, os cabelos brilhantes escapando do elástico. Ele se apoiou na porta, ignorando o jorro de adrenalina produzido ao vê-la. Ele imaginou o porquê, e não foi a primeira vez. Isabelle utilizava a beleza como utilizava o chicote, mas Clary não fazia a menor ideia de que era linda. Talvez fosse por isso. "

Por estar interessada num garoto de cabelo azul que conheceu em uma boate de Nova York, Clary Fray acaba se metendo numa grande encrenca: Ela se torna testemunha de um assassinato. Clary não pode chamar a polícia, gritar ou se desesperar. Não há prova alguma sobre o crime e o corpo da vítima desapareceu, sem deixar rastros. E os três culpados? Apenas Clary consegue enxergá-los. Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, guerreiros encarregados de proteger o mundo contra demônios e outros tipos de criaturas.
A vida de Clary muda completamente após esse evento e então, ela passa a descobrir pouco a pouco que nada do que sabe sobre si mesma é realmente a verdade.

Cidade dos Ossos é um livro cheio de ação, aventura e suspense. É importante avisar aos leitores que esperam um super romance entre Jace e Clary, que o romance é pouco explorado nesse livro. Primeiramente, porque a história é 90% voltada para as curiosidades do submundo; há muitas batalhas e também diversas explicações sobre o passado dos demais personagens e há muito sobre a mãe de Clary, Jocelyn que foi raptada por um antigo Caçador das Sombras, que agora preza pela pureza do mundo humano, ou seja, ele quer exterminar todos os seres do submundo, mesmo aqueles que não fazem mal algum para a humanidade.

Como eu disse, o livro tem muitas cenas de ação, uma das minhas preferidas é quando Clary é atacada por um demônio ravener. Não posso dar muitos detalhes, mas é óbvio que o lindo Jace aparece para dar uma mãozinha rs. Falando em Jace, ele é o carinha mais indiferente que eu já vi - o que me deu nos nervos - e tem mil e uma tiradas sarcásticas que, de alguma forma, nos fazem adorá-lo. Apesar de não ser meu tipo de mocinho predileto, eu gostei dele.

Sobre Clary, awn, ela é uma fofura. Sério, gente. Ela é toda meiguinha e doce, não tem medo de abraços e demonstrações de afeto, eu simplesmente amei o jeitinho dela. Normalmente as protagonistas tem receio de mostrar os sentimentos, mas Clary não, ela os demonstra de maneira espôntanea, sequer tem a intenção de parecer estar se insuando para Simon ou Jace, enfim, uma graça. Claro, às vezes ela irrita, aquela velha história do "não vê um palmo à frente do nariz", mas no caso dela a ''lerdeza'' é totalmente compreensível, pois ela foi criada longe de tudo e todos, o que estou tentando dizer é: Clary possui uma ingenuidade sincera rs. Também tem poucos amigos e como se não bastasse, meio que há um feitiço em sua mente que bloqueia algumas informações importantes (relaxem, não é uma informação que comprometerá sua leitura).

E claro, não pensem que por ela ser ingênua que também seja burra, não mesmo. Clary é esperta, menos com romance e sentimentos alheios, ah, pessoal, acontece.
Só uma coisinha pequenininha me incomodou, o momento BUM do livro (só isso, quase nada). Gente, o que foi aquilo ? O que a Cassandra espera dos nossos corações ? Eu simplesmente inventei um final alternativo na minha cabeça e lálálá, é o que tá valendo na minha mente perturbada rs.

Com certeza irei comprar os próximos da série, eu adorei a estória e também não posso ficar sem saber onde vai dar tudo isso.

Quanto a diagramação, eu adorei, é impecável, sem erros graves. O livro é dividido em três partes e em cada um deles vem um trechinho de algum poema (eu creio) que tenha a ver com os capítulos seguintes.

"Fácil é o descenso". Dizia um deles.

Há um personagem que é um dos mais cativantes em minha opinião: Magnus, o Magnífico Feiticeiro do Brooklyn rs. Magnus é engraçado, possui boas tiradas e o melhor, ele é um dos personagens que mais ajudam Clary a lembrar de seu passado. É, o feiticeiro com olhos felinos foi um dos meus personagens preferidos no livro.

Tenho que falar também dos irmãos Lightwood, Alec e Isabelle. Vou ser sincera... nenhum dos dois me convenceu. Não gosto da personalidade deles, ambos são arrogantes e prepotentes, acho que esse é o motivo de eu não ter conseguido me conectar com eles.
Se bem, que pode ser que eu não vá com a face do Alec porque ele é mau com a Clary - eu já disse que ela é uma fofa -. Mas ainda estou com esperanças de que minha opinião mude com os próximos livros.

Gente, devo informá-los que o coração precisa ser forte quando estiverem chegando nas últimas páginas de Cidade dos Ossos, porque... que final triste. Nossa, meu coração ficou em pedacinhos. Por isso eu aviso: Se preparem.

Super recomendo para quem gosta de aventuras, sobrenatural e não se frustra facilmente rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário