sábado, 11 de fevereiro de 2012

Resenha: Bela Maldade, da autora Rebecca James


N° de páginas: 302

Capa do Livro: 5/5
Livro: 3/5

"
Estou surpresa até mesmo de Alice saber meu nome, mas é ainda mais surpreendente - na verdade, quase inacreditável - que ela queira que eu vá a sua festa. Sou praticamente desconhecida no colégio Drummond e não tenho amigos. Vou e venho em silêncio, sozinha, e cuido de meus estudos. Tento evitar chamar a atenção. Sou uma aluna razoável, mas minhas notas não são expecionais. Não pratico nenhum esporte, não me associei a clube algum. E, embora saiba que não posso fazer isso para sempre - viver minha vida inteira como se fosse uma sombra -, por enquanto isso me convém. Estou me escondendo, sei disso, estou sendo covarde, mas neste exato momento preciso ser invisível, ser o tipo de pessoa que não desperta nenhuma curiosidade. De modo que eles nunca precisem descobrir quem eu realmente sou - nem o que aconteceu em Melbourne. "


Sinopse:
"Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a nova amiga: Alice não gosta de ser rejeitada. "

Bela Maldade não foi indicado por ninguém, eu simplesmente vi a capa e me apaixonei por ela. De primeira pensei que fosse um livro com a temática Magia ou Sobrenatural, eu não levei ao pé da letra o título, mas depois que prestei mais atenção, os desenhos na capa são arames farpados. Eu achei sensacional, super criativo, então, resolvi comprá-lo. Terminei de ler nessa quinta feira (10/02) e classifiquei com apenas 3 estrelas.

A história é legal, mas quando lemos a sinopse imaginamos o que ? "Caramba, uma psicopata que vai causar horrores na vida dessa menina" ou "Aposto que deve ser um mega suspense". Er, não. Apesar de eu ter gostado do livro, eu, infelizmente, terei que falar algumas verdades.
Primeiro, a sinopse é exagerada. Alice é uma garota perturbada ? Sim. Só que eu imaginava que fosse ser uma
Yvone da vida - aquela vilã de Caminho das Índias kk -. Acontece que a personagem é apenas uma garota que desenvolveu um grande coração de pedra, fria como gelo e completamente amargurada por não ter sido amada por sua mãe. Ok, já é bastante coisa, mas não o suficiente para abalar os alicerces da vida de outra pessoa.

Na primeira página do livro, Katherine mostra o quanto Alice a deixou assustada e o quanto a odeia, mas ao terminar a leitura, você pensa "Ah, não foi bem assim". Alice é louca, mas o que aconteceu foi um acidente. Sim, as atitudes dela são ridículas, mas o motivo dela ter se aproximado de Katherine é o pior de tudo, a autora podia ter inventado algo mais .. perverso (?) É. Pode ser. Pois as acusações de Alice são completamente sem sentido algum.

Talvez eu tenha entendido de outro ponto de vista, mas não acho que Alice seja tão horrível. Ela era carente e queria ser sempre o centro do universo, por isso não soube lidar com a rejeição.
Quanto à Katherine, bem .. eu gostei dela, é uma personagem forte e entendi toda a culpa que ela sentia por Rachel, qualquer um em seu lugar sentiria o mesmo, mas foi legal ela ter aceitado tudo depois, foi o momento de superação que eu esperava rs.

A história varia do passado para o presente e é narrada em 1° pessoa. Eu realmente gostei do livro, as críticas vieram, infelizmente, mas eu gostei bastante. Seria maravilhoso se a autora tivesse ousado mais um pouquinho, é aquela velha história do "não soube aproveitar o que tinha". Algumas páginas a mais, um aprofundamento maior na história e diminuir a velocidade com que os acontecimentos ocorriam teria feito a diferença.

Eu detesto desmotivar as pessoas, então, eu digo, se quiserem conferir a história, comprem o livro sem medo. Só não esperem AQUELE suspense, porque não tem. Bela Maldade até me tirou algumas lágrimas. Katherine é uma guerreira,
o inesperado não dá sossego à ela, por isso ficamos felizes em vê-la superar todos os seus traumas.

Ah sim, sobre o final do livro ._. Eu prefiro pensar "Ok. A mensagem é: Enfim, me dei uma nova chance de ser feliz. De novo." E essa é a dica, pensem nisso quando terminarem de ler, é menos frustrante.

Digo isso porque (como eu disse antes) algumas páginas a mais teriam deixado o livro muito melhor, no final as coisas acontecem de repente, rápido demais, não gosto disso.
Enfim, 3 estrelinhas.

Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário