sexta-feira, 25 de maio de 2012

Resenha: Penelope - Marilyn Kaye


N° de páginas: 240
Capa do livro: 5/5
Livro: 3/5
Adaptação do roteiro de Leslie Caveny

"Eu queria ir ao shopping, a festas, queria fazer testes para ser líder de torcida. Mas só podia ler a respeito da vida. Eu não podia viver."

Penelope tem 25 anos e cuidar de plantas é sua grande paixão. No tempo livre - que no seu caso, é muito - ela gosta de ler, assistir televisão, jogar videogame ou se exercitar, vale qualquer coisa para ocupar sua mente. Penelope nunca saiu de casa, exceto no Dia das Bruxas - que é seu dia preferido no ano - , também não tem amigos, nunca frequentou a escola ou teve namorados. O motivo para tantas restrições? Simples. Ela culpa seu tataravô, Ralph Wilhern.

Nossa protagonista é vítima de uma maldição e por conta desse feitiço, ela nasceu com um proeminente focinho de porco no lugar do nariz. Apesar de todas as características positivas que a menina possui, essa parte incomum de seu corpo faz com que sua qualidades fiquem pequenininhas.

Para quebrar a maldição é necessário que Penelope se case com um homem de sua mesma classe social, ou seja, ela precisa ser aceita por alguém que também possua sangue azul. É, ela teria que convencer homens esnobes e superficiais a aceitarem seu focinho, mas no final, tudo daria certo, aliás, bastava o casamento para que Penelope finalmente tivesse seu verdadeiro rosto. Será?

Desde que assisti ao filme - que é muuuito, muito fofo s2 - e fiquei sabendo que havia o livro, no ato Penelope passou a fazer parte da minha wishlist. Eu já sabia que era um livro infantil, no melhor estilo conto de fadas contemporâneo e por isso não esperava um romance caloroso ou uma estória mirabolante, cheia de momentos suspiro/suspense/porqueissoaconteceu?.

A estória é voltada para a superação e o crescimento de Penelope. Mesmo a personagem tendo 25 anos, não consegui visualizá-la dessa forma, ela estava mais para uma adolescente. Acredito que tenha sido intencional, já que Penelope viveu presa nas garras da mãe - que mesmo desejando o que achava melhor para a filha, ainda a considero uma bruxa velha - e foi programada para sempre fazer o que lhe disseram que era o certo. Penelope desejava algo mais do que ter seu rosto verdadeiro, ela queria tomar as rédeas da própria vida. Por isso eu a considero uma personagem linda e corajosa.

O final do livro é muito bonitinho, mas acredito que por ter sido adaptado de um roteiro, os diálogos foram rápidos e um tanto estáticos, não consegui sentir aquele calorzinho aquecendo o coração, coisa que acontece quando o nosso casal literário preferido passa por algum momento fofo. Acredito que tenha sido esse o motivo das 3 estrelas. Sinceramente, eu gostei mais do filme. O livro deve ser adquirido apenas por curiosidade, e no caso de quem gostar do filme, como uma lembrancinha e tal, já que não muda praticamente nada a estória de um para o outro.
Filme e livro recomendados ^^

2 comentários:

  1. Oii!
    Sempre quis ler esse livro, porque adoro o filme, mas vc levantou alguns pontos muito interessantes na sua resenha, como a questão de diálogos, que não tinha pensando nisso antes! Um dia eu ainda leio... xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Giu *.* Eu tbm não tinha me ligado no detalhe da adaptação. Como eu disse na resenha, foi um ponto negativo para o livro, já que os diálogos ficaram um tanto frios. Mesmo assim, é Penelope, portanto, é uma estória linda :3 rs. Um beijo.

    ResponderExcluir